Resenha #14 - O Que Sabe O Coração (Jessi Kirby)


Oi, gente! Vi sobre esse livro num post de algum blog - que eu não lembro o nome, rs - e adicionei à minha conta no Kindle, afinal, ele estava gratuito. Resolvi lê-lo e hoje fiz uma resenha!

****


Título: O Que Sabe O Coração
Ano: 2018
Editora: Rocco
Autora: Jessi Kirby
Gênero: Romance
Número de páginas: 320
Nota: ⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Um livro sobre perdas e possibilidades de recuperação. Em O que sabe o coração, a norte-americana Jessi Kirby narra o impacto da trágica morte de Trent, atropelado na frente de casa, e o efeito devastador dessa perda para sua namorada adolescente, Quinn. Com dezessete anos, perdidamente apaixonada, Quin não pode imaginar que a vida vai lhe pregar esta peça. Mergulhada numa tristeza infinita, ela decide entrar em contato com os cinco receptores de órgãos de Quinn, acreditando que assim reconhecerá um pouco do namorado em cada um deles. Quatro deles respondem ao seu apelo, mas fica faltando o retorno do receptor do coração. Quinn burla o sistema oficial para chegar ao jovem Colton Thomas, 19 anos, premiado com o coração de um desconhecido. O que os jovens não imaginam é que esse encontro será capaz de alterar a vida de ambos para sempre.

****

Quinn Sullivan perde Trent, seu namorado desde os 14 anos, num acidente de carro. Os órgãos dele são doados para outras pessoas e ela acredita que se comunicando com os receptores, consiga criar uma relação com eles e, talvez assim, se sinta mais em paz sabendo que Trent ajudou outras pessoas, mesmo depois de morto. 

“Cartas anônimas para pessoas anônimas que eu queria conhecer. E quando as enviei ao coordenador de transplantes para que ele passasse adiante, foi com a esperança tênue de que essas pessoas me respondessem. Que elas me notassem como ele me notou.” 

“As cartas foram um jeito de homenageá-lo e uma esperança de algo mais. A mão anônima se estendendo para o vazio, procurando uma conexão. Uma resposta.” 



Quinn consegue entrar em contato com quatro receptores, mas fica faltando apenas um, que não respondeu sua carta e nem a procurou no escritório do Serviço à Família do Doador: Colton Thomas.  

Ela descobre que ele mora em Shelter Cove - uma cidadezinha que ela e Trent já haviam visitado algumas vezes - através de um blog que Shelby, a irmã de Colt, relata sobre a vida do irmão, contando as situações pelas quais ele passou devido ao problema no coração. Porém, Quinn não o reconhece quando encontra com ele a primeira vez, já que pelas fotos ele aparentava estar doente e pessoalmente parece uma pessoa super saudável e linda fisicamente. 

“Sozinha. É assim que me sinto há muito tempo. Há quatrocentos dias. Desde que Trent morreu, estou sozinha e solitária. Mas agora, neste instante, percebo que não sou nenhuma das duas coisas.” 

“Era minha esperança, depois de conhecer os outros, que ver uma pessoa viva graças a Trent fosse algo com poder de cura. A cura definitiva. Mas em nenhuma daquelas vezes imaginei que, quando encontrasse, de algum modo me sentiria imediatamente menos só.” 

Percebemos que, logo depois que Quinn conhece Colton, ela começa a se questionar o porquê de ter ficado tão fissurada nele. Ela tenta afirmar que conhecê-lo seria uma forma de encontrar um desfecho, de dizer adeus ao seu falecido namorado.

No entanto, a garota percebe que ter acesso a Colt teria um significado a mais: ele tem o coração que foi de Trent durante toda sua curta vida. Por conta disso, a sensação que ela tem é que ainda haja uma parte de Trent em Colton. 

Quinn faz de tudo pra apagar Colton da mente, mas ele descobre onde ela mora e decide ir até ela. Para sua surpresa e desespero, ele tem atitudes que remetem ao seu ex, o que a faz ficar ainda mais confusa e desesperada. 

“Não consigo responder. Nem mesmo respirar. Meus olhos ardem e o chão parece instável. Olho para ele parado ali, diante da minha porta, com um único girassol na mão, e só consigo ver um lampejo de Trent. É demais. Tudo isso é demais. Balanço a cabeça como se pudesse fazer com que tudo desaparecesse.” 

“E a tristeza pode fazer a mesma coisa com uma pessoa ao longo do tempo: esgotá-la até quase desaparecer.” 

Se sentindo culpada por ter “dispensado” Colton de sua casa, Quinn volta a Shelter Cove para um pedido de desculpas. O garoto acha uma boa ideia levá-la para conhecer uma praia mais “secreta”, ensiná-la a andar de caiaque e mostrá-la como se apaixonar pelo mar. 

“Contenho as lágrimas e a sensação terrível e medonha de que eu o traí de mil formas estando aqui com Colton e por ter me sentido daquele jeito na água: forte, livre e... feliz. Parece errado, por muitos motivos, ter me sentido feliz naqueles momentos. Feliz com outra pessoa, que é muito mais do que apenas outra pessoa.” 

Percebemos que Quinn não consegue mais se afastar de Colton. Há uma conexão forte entre os dois e nada tem a ver com ele ser receptor do coração de Trent. É bem mais que isso. 

“Então entendo por que é tão fácil ficar perto dele e por que talvez aconteça o mesmo com ele em relação a mim: não precisamos reconhecer essas coisas que queremos esconder. Essas coisas que nos definem para quem nos conhece. Podemos ser refeitos, sem qualquer perda ou doença. Novos um para o outro e para nós mesmo.” 

“Todos nós temos coisas que carregamos e preferimos esquecer.” 

Conforme o tempo vai passando, Quinn começa a se esquecer de detalhes sobre Trent e de quanto tempo faz exatamente de que ele se foi. Ela se culpa por estar seguindo em frente e por, de certa forma, estar traindo ele. É triste e doloroso.  

Ryan, sua irmã, a consola e tem uma fala que eu gostei muito e que é a mais pura verdade. A gente tem permissão pra se sentir feliz de novo e tá tudo bem, não precisamos nos sentir culpados por seguirmos em frente. A vida é isso. Dia após dia. 

“Você tem permissão para sofrer menos, e você tem permissão para se sentir feliz de novo. - Ela faz uma pausa. - Você tem permissão para voltar a viver... Não é uma traição a Trent. Era isso que ele ia desejar a você.” 

Quinn não aguenta mais esconder a verdade de Colton. Ele não faz ideia de que ela é a tal garota que enviou uma carta falando sobre o transplante de coração e ela se sente culpada por não estar sendo totalmente sincera com ele. Sabendo disso, já dá pra imaginar a confusão que acontecerá. 

“Espero que, seja o que for que já temos, que possa ser mais. Porque nós podemos ser mais.” 

“Um barco no porto está seguro, mas os barcos não foram feitos para isso.” 

Gostei bastante da proposta do livro, mas algumas partes me deixaram meio entediada. Principalmente por causa da enorme descrição das cenas, em relação ao aspecto físico do cenário. Fora isso, curti a história, apesar de não ter se tornado um dos meus livros favoritos. 

26 comentários:

  1. Heey, meninas. Tudo bem com vocês?

    Eu tenho muita curiosidade em como é a experiência em ler um livro no Kindle, gostei bastante do tema do livro, acho que seria um ótimo assunto pra quem está pegando o gosto agora pela leitura jpa que fale de sentimento e relacionamento. Vou anotar na minha lista de livros pra ler, adorei a dica e já estou seguindo vocês pra não perder mais nenhuma resenha.

    Um grande beijo ♡

    https://blogjaquedelua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque! Tudo certo com a gente e espero que com você também. Então, nós compramos o Kindle a pouco tempo, vamos até fazer um post falando mais sobre isso. Eu tô adorando. Confesso que tinha um certo pé atrás com e-books hahahaha. E sobre esse livro, eu gostei bastante da proposta, mas a leitura foi um pouco cansativa na parte de descrição das cenas... Fora isso, a história é muito bacana.
      Beijos!

      Excluir
  2. O livro tem uma história emocionante que faz a gente refletir é uma história linda e ao mesmo tempo triste, mais é um livro que vale a pena, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha do livro, me parece aqueles romances rápidos para ler quando a gente precisa dar uma respirada. Curti!

    Beijos,
    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  4. Também não curto muito livros com descrições prolongadas de ambiente. Já vou sabendo quando eu for ler, que também peguei gratuito
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma visão minha, talvez você não observe isso hahaha. Mas gostei da história em si.
      Beijos!

      Excluir
  5. que legal, confesso que adorei a capa, adoro livros assim
    gostei muito da tua resenha
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  6. Um livro que te deixa ligado até a última página,tem um estilo de leitura que eu amo,já li mais sua resenha me deu vontade de ler novamente

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Não conhecia o livro mas parece ser bem interessante, adorei a premissa dele, vou procurar.
    Beijinhos!!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Não conhecia o Livro mas parece ser bem interessante:)
    Gostei muito da tua resenha, muito obrigada:)
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super interessante. Nunca tinha lido um livro com esse tipo de enredo...
      Obrigada, você, pelo elogio! ♥
      Beijos!

      Excluir
  9. Nossa, que romance até pesado né, pela história do atropelamento.. deve garantir muitas lágrimas. Olha, se eu tivesse um Kindle acredito que leria bem mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu nem chorei? hahaha
      Não narra como foi o acidente, então é menos pior...
      Eu comprei um Kindle recentemente e conseguir baixar vários livros que quero ler! ♥
      Beijos!

      Excluir
  10. Gostei muito da proposta do livro, em vir com essa história. Vou ver se pego para ler porque fiquei bem interessada e acho que vou gostar mais que você (gosto de cenas detalhadas kkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que maravilha, então hahaha! Eu peguei ele de graça na Amazon :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Interessante a história, pena ter te entediado em alguns momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... A história é ótima, mas a quantidade de detalhes nas cenas me deixou um pouco entediada mesmo kkkk.
      Beijos!

      Excluir
  12. Opa! Como eu adoro suas resenhas
    ja fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  13. Uma temática bem diferente e ao mesmo tempo linda... Amei a proposta e fiquei curiosa em saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Alécia! Se tiver vontade de ler, acho que a Amazon está disponibilizando esse livro de graça. Consegui ele assim!
      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.