E por falar em saudade...

Bom, o que mais sentimos nessa quarentena é saudades, né? De praticamente tudo. Com isso, resolvemos compartilhar com vocês um texto que escrevemos e que expressa esse sentimento. Esperamos que vocês curtam! 

***


Pixabay

A noite passada foi como um pesadelo para mim. Não consegui aguentar por muito tempo as lágrimas que insistiam em cair. Quentes. Pegando fogo. Exaustas de estarem sendo aprisionadas. Lágrimas carregadas. Carregadas de saudades.

De acordo com o dicionário, saudades é um "sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas (freq. us. tb. no pl.)". Mas é muito mais que um simples significado no dicionário, certo?

É dor, muita dor. E também medo.

Na real, é até difícil pra mensurar em palavras o que a palavra quase mágica saudades é, de fato. Muitas línguas desconhecem o significado dela. Até porque saudades vai muito além disso.

A saudade que me atormenta é de poder colocar o pé na rua, de admirar o céu, e até de cumprimentar com um abraço um conhecido que não vejo há muito tempo. Saudades de ver e sentir o mar, e toda sua imensidão azul. Saudades de passear no shopping e não comprar nada, só andar sem compromisso e observar as pessoas à volta. Saudades de agarrar - literalmente - as pessoas que eu amo.

Saudades. Saudades. Muitas saudades. Saudades que não cabem no peito.

De volta à noite passada, naquele momento, repeti por diversas vezes o mantra de que ninguém é forte o tempo todo e, por um breve momento, me acalmei. Mas lá vieram elas de novo, insistindo em saírem, assim como eu, como você, como nós. E chorei, desabei, e me afoguei em meu pior sentimento: o medo.

Medo de nada voltar a ser como era antes. Medo de não aguentar tamanha falta de que sinto de você. Medo de imaginar um mundo onde abraços não são mais permitidos. E cara, tudo o que eu preciso e precisava, naquele momento, era de um abraço apertado.

De alguém me dizendo que vai ficar tudo bem, mesmo que simplesmente não vá. Todos estamos no mesmo barco. Ninguém sabe de nada e ao mesmo tempo parecemos saber de tudo. Como isso? Como fomos deixar chegar a esse nível?

É triste. Doloroso.

Tudo o que eu mais queria era acordar no dia seguinte e me surpreender sabendo que tudo isso que estamos vivendo não passou de um terrível pesadelo.

Mas não é. Droga, não é.

E está longe de ser.


28 comentários:

  1. Acho que esse texto acaba por revelar o sentimento de várias pessoas, inclusive o meu. Sinto saudades da minha rotina, coisas simples que fazíamos antes de começar a quarentena.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie!
      Sim, até de pegar ônibus bate saudades, rs!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nunca pensei que sentiria saudade da minha rotina mas tenho sonhado com coisas simples como pegar trem ou fazer compras. Saudade é um sentimento tão devastador.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ma!
      Sim, sim! É complicado, espero que passe logo esse período!
      Beijos!

      Excluir
  3. É isso mesmo, saudades é o que vivemos e hoje sentimos falta
    sinto saudade de muita coisa
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Sim, também sinto saudades até das coisas mais simples!
      Beijos!

      Excluir
  4. Lindo o texto! Com certeza reflete o sentimento de todos nós... Saudades de tudo que vivi e que hoje temos que nos distanciar para continuar vivendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Viviane! Esse período está sendo um momento de muita reflexão...
      Beijos!

      Excluir
  5. com certeza estamos mais vulneráveis e sentindo falta de mts coisas, saudades de amigos e familiares entao imensas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lívia. Saudades até do que não vivemos, né? Só de imaginar tudo que poderia estar acontecendo, mas não está por causa desse isolamento... muito triste!
      Beijos!

      Excluir
  6. Não deixa de ser um pesadelo, o problema é que o dia seguinte chega e não acordamos... Nunca. Que vontade eu também estou de andar sem compromisso, de um abraço amigo, de um beijo do meu namorado... De tudo que antes parecia garantido e agora não é mais. Lindo texto. Abs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Letícia. Saudades de dar um abraço apertado em quem a gente ama e não pode ver por causa desse isolamento e do medo. Tristeza sem fim...
      Que bom que gostou do texto! ♥
      Beijos!

      Excluir
  7. Saudades com certeza é doloroso e ao mesmo tempo é bom . Pois não está sendo fácil ficar longe de pessoas que nos amamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o pior de tudo... Não podermos dar um abraço e um beijo em quem a gente mais ama. Tomara que isso tudo passe logo...
      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa saudade é um sentimento danado, que chega do nada, e como sofremos heim.

    ResponderExcluir
  9. É, saudades é um sentimento bem forte, em todas as ocasiões. E nesta que estamos vivendo agora, ainda mais. Além dos amigos e família de longe, nunca pensei que sentiria saudades de trabalhar no escritório hehehe.

    Mas com fé logo estaremos abraçando os amigos queridos. Agradecimento e oração sempre para a gente viver nesse presente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ter uma noção, estou com saudades de pegar ônibus e ir pra faculdade hahaha. É complicado mesmo, nunca imaginamos passar por isso. Rezando pra isso passar logo...
      Beijos!

      Excluir
  10. Ai, também adoreei esse texto de vocês! Postem maisss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Priscila! Quem sabe mais pra frente postaremos outros? hehehe
      Beijos!

      Excluir
  11. Ahhhh como eu não vejo a hora de tudo isso terminar BEM. Matar as saudades, abraçar e voltar as rotinas. Mas com certeza serei bem diferente. Valorizando muita coisa mais do que eu já valorizava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Talvez isso tudo que esteja acontecendo seja a oportunidade repensarmos nas nossas atitudes...
      Beijos!

      Excluir
  12. Verdade... Dá saudade de pessoas, lugares e coisas... Nesse período aprendemos como coisas pequenas nos fazem falta

    ResponderExcluir
  13. Saudade é um sentimento forte e cada pessoa sente de uma forma.
    Com essa quarentena percebemos o q realmente nos importam, ainda mais qd a saudade bate das pessoas q vc ama

    ResponderExcluir
  14. Achei lindo o que foi escrito por vocês.Verdadeiro,profundo ! Parabéns para as duas gêmeas.Um abraço virtual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Nós agradecemos e retribuímos o abraço virtual.
      Beijos <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.